O Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com o fundo de Desenvolvimento Social Firjan/IAF inauguram, na próxima quarta feira (28), o projeto "Sustentabilidade para o Jardim Gramacho". O projeto social vai promover a qualificação profissional dos catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho já que eles ficarão sem emprego por causa do encerramento das atividades do lixão, situado no município de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro.
O projeto tem como padrinho o artista plástico e embaixador de Jardim Gramacho, Vik Muniz. Muniz já realizou um trabalho em conjunto com os catadores. Algumas obras de sua última exposição foram desenvolvidas com materiais recolhidos no lixão.
Vik Muniz no aterro de Gramacho (à direita) e uma de suas obras.
Cerca de duzentos catadores serão capacitados no curso profissionalizante de agentes ambientais e aproximadamente vinte dirigentes no de formação básica de gestores. Os cursos, idealizados pelo Instituto Coca-Cola Brasil, serão ministrados pela ONG Doe seu Lixo. O objetivo desses cursos é oferecer conhecimentos básicos para que os catadores desenvolvam cooperativas, gerando empregos e renda para os moradores da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário