Flavia Borges
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (26), o Brasil lidera o ranking de mortes por gripe A com 557 vítimas, ultrapassando os números registrados nos Estados Unidos, onde o vírus H1N1 causou 522 óbitos.
O boletim oficial indica ainda que apesar do número de vítimas fatais ter aumentado, a taxa de mortalidade pelo vírus no Brasil é menor que da Argentina e outros cinco países do hemisfério sul. Isso acontece porque a taxa é calculada considerando-se o número de mortes e a quantidade da população de determinado país.
A contaminação de grávidas também foi apontada no relatório do Ministério da Saúde. No Brasil, 480 gestantes contraíram a gripe e 58 morreram.
Embora os índices observados até o dia 22 de agosto tenham colocado o Brasil como líder do grupo de mortes, as informações recentes mostram que nas últimas semanas os casos contabilizados têm diminuído. Especialistas lembram que as maiores taxas de contaminação pela gripe suína estão no hemisfério sul por estarmos no inverno, o que facilita a transmissão do vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário