Barbara Alves
Lula teria culpado o ministro da Fazenda, Guido Mantega, pela onda de demissões na Receita Federal. Segundo informações publicadas no jornal Folha de São Paulo nesta quinta (27), Lula teria determinado que Mantega retomasse imediatamente o controle do órgão e que evitasse discussões e bate-bocas com a ex-secretária da casa, Lina Viera, demitida em julho. O presidente também declarou que o ministro errou ao demitir Lina sem ter um nome para substituí-la no cargo.
Ainda de acordo com o jornal, a declaração de Lina de que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pediu para agilizar as investigações sobre as empresas da família Sarney, foi uma vingança pela demissão.
Após reunião com Lula, Mantega minimizou a crise afirmando que a Receita está funcionando normalmente.
Demissões
Essa semana, 60 pessoas nomeadas por Lina, com cargos de chefia na Receita, pediram demissão. O principal motivo para os desligamentos seria a mudança de foco na fiscalização. Segundo os funcionários, o Fisco não vai mais priorizar a fiscalização dos grandes contribuintes. Isso pode significar que a Receita pode voltar a focar nos pequenos contribuintes, trabalhadores assalariados e profissionais liberais.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário