quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Blogs
Vacina contra Aids tem resultado surpreendente
Luz, câmera, ação!
Empresária sofre nova modalidade de sequestro
Nesta terça-feira (23), uma empresária foi vítima de uma nova modalidade de sequestro, que conjuga rapto e assalto a residência. O crime aconteceu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Os bandidos a sequestraram e queriam levá-la para fazer saques em caixas eletrônicos. Como ela não tinha cartões de débito ou de crédito, foi obrigada a dizer onde morava e conduzir os assaltantes até sua residência, em Jacarepaguá. Lá, os homens pegaram vários pertences de valor. No entanto, não conseguiram levar o fruto do crime, pois a empresária conseguiu fugir deles. Ela foi a primeira a sair do elevador e a porta fechou com os bandidos dentro. A mulher então correu para seu apartamento, fechou a porta e chamou a polícia.
Este tipo de sequestro está em crescimento no Rio, no entanto é muito difícil de se precaver e ainda não há uma classificação nas estatísticas. Entre outras derivações do tradicional sequestro (extorsão mediante sequestro) estão: a extorsão com momentânea privação da liberdade, o sequestro relâmpago; e o falso sequestro por telefone, conhecido também como extorsão por telefone.
Lula sanciona lei que transforma sequestro relâmpago em crime
Embora o sequestro relâmpago tenha atingido seu recorde em 2004, só este ano o presidente Lula acabou sancionando lei que transformou esse tipo de sequestro em crime punido pelo Código Penal, com seis a 12 anos de prisão, com agravantes no caso de lesão corporal ou de morte.
Pais de Madeleine retomam buscas pela filha em Portugal
Kate e Gerry McCann se mostraram convencidos de que Madeleine continua viva. Em uma surpreendente entrevista coletiva, eles também disseram ter esperança de ver reforçada a procura pela menina, que desapareceu de um quarto de hotel quando estava prestes a completar 4 anos.
“Só queremos melhorar as buscas por Madeleine, independentemente de caso ser reaberto ou não”, declarou Kate, que pela primeira vez voltou à Portugal desde que saiu precipitadamente do país quando, em setembro de 2007, foi declarada suspeita no caso.
“As provas foram revistas e não há evidências de que Madeleine esteja morta. Não há provas de que estejamos envolvidos em uma morte. É a mensagem que esperávamos”, disse Gerry McCann, que, no entanto, afirmou que seria bom reabrir o caso, formalmente fechado pela Justiça portuguesa há mais de um ano. O pai de Madeleine antecipou que há "novas informações" sobre o caso que ele e a esposa não podem divulgar e ressaltou a importância de que as investigações continuem.
Os McCann também falaram sobre o livro do ex-inspetor português Gonçalo Amaral sobre o caso, cuja venda foi proibida este mês em Portugal e que acusa o casal de envolvimento em uma suposta morte e ocultação do cadáver da menina. "Talvez a maioria dos portugueses tenha acreditado no contexto do livro, contra o qual abrimos ações judiciais. Acho que é importante que o processo judicial demonstre que não há provas", disse o pai.
"Foi o melhor show que já fiz"
Lily Allen se apresentou em São Paulo com o rosto pintado com as cores da bandeira do Brasil. Foto: Celso Akin/AgNews.
Woody Allen perto de rodar filme no Brasil
Os rumores de que o cineasta americano, Woody Allen, iria rodar um filme no Brasil estão perto de ser concretizados. Os produtores Stephen Tenenbaum e Letty Aronson, vão desembarcar em outubro no Brasil para viabilizar possíveis locações. O lugar favorito do diretor é o Rio de Janeiro, mas por precaução Allen também pediu que a cidade de São Paulo fosse visitada.
Arnold nunca cresceu
Depois de esquecido pelo público e produtores, a carreira e vida pessoal de Gary entraram em declínio rapidamente: episódios de brigas judiciais, agressões à fãs, falência e tentativas de suicídio foram comuns.
Arnold nunca cresceu. Hoje, Gary Coleman tem 41 anos e 1,42 m de altura. Recentemente concorreu como candidato ao Governo da Califórnia, mas perdeu as eleições para Arnold Schwarzenegger.
Mau Tempo, Má Administração
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
A crise continua
Kassab recua e decide manter cinco refeições na merenda
Durante o dia, Kassab chegou a defender a medida. "Não houve corte, o que houve foi uma redução na carga horária das crianças nas escolas. Tecnicamente existe uma exposição de motivos que mostra que as crianças não podem ter uma alimentação superdimensionada. Faz tão mal à saúde comer demais quanto comer de menos", disse Kassab.
Segundo a Secretaria de Educação, a carga horária foi reduzida no começo do ano porque uma pesquisa apontou que a maioria das crianças ficava menos de doze horas nas creches.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
'Guitar Hero 5' versus Nirvana e Cia.
Brasileiros se destacam na abertura da Liga Europa
Mesmo jogando fora de casa, o Sporting do agora Luso-brasileiro Liedson, conseguiu uma grande vitória sobre o Heerenveen da Holanda por 3 a 2 com os três gols sendo marcados pelo atacante ex-Fla e Corinthians.
Já o Galatasaray do meia Elano, figura certa na maioria das convocações do técnico Dunga, conseguiu uma vitória surpreendente sobre o Panathinaikos, mesmo jogando em solo grego. Além de anotar um dos gols, o brasileiro ainda deu os dois passes para os outros gols da equipe turca. Com a grande atuação, Elano está cada vez mais perto de carimbar seu passaporte para a Copa da África em 2010.
Medo causa tumulto no Túnel Zuzu Angel
Professor é agredido em sala de aula por marido de aluna
O ex-deputado pelo Mato Grosso do Sul Pedro Pedrossian, filho de um ex-governador do estado, será indiciado por lesão corporal leve após confessar em depoimento ter agredido a socos o professor de filosofia da UFRJ André Martins por ciúmes da mulher Ana Cássia Nogueira Vieira, de 25 anos.
- Você não vai sair livre disto, não, não vai terminar bonitinho como entrou aqui - gritou Pedrossian para Martins quando os dois se cruzaram na 1ª DP (Centro), segundo o site G1.
O professor negou qualquer relacionamento pessoal com a mulher de Pedrossian.
- Nunca tinha visto esse homem (Pedrossian) na minha vida. Estou com medo porque acredito que tenha sido uma agressão premeditada. Ele sabia a sala em que eu estava dando aula e o meu horário. Ao chegarmos à delegacia, ele ainda me ameaçou - afirmou Martins.
No entanto, segundo o G1, em depoimento ao delegado da 1ª DP, Cláudio Ascoli, o professor teria admitido o relacionamento com Ana Cássia, aluna dele no semestre passado.
O caso será encaminhado para o Juizado Especial Criminal. O professor passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal, e a camisa dele foi enviada para a perícia no Instituto Carlos Éboli. Para ser liberado, o ex-deputado assinou um termo se comprometendo a comparecer sempre que convocado pela justiça.
A agressão ocorreu durante uma aula na sala 301 do prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, no Centro do Rio, e teve como testemunhas aproximadamente 100 alunos. A reitoria teve que chamar a Polícia Militar. Pedro Pedrossian Filho foi preso após tentar fugir e ser perseguido por um grupo de alunos.
Ele já havia sido detido pela manhã ao ser flagrado nas proximidades do campus com uma barra de ferro na mão. Na delegacia, ele alegou que estava sofrendo perseguição política e foi liberado. Mais tarde, porém, voltou ao campus e agrediu o professor.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Funcionários dos Correios entram em greve
A partir desta quarta-feira (16), os funcinários dos Correios entraram em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após assembléias estaduais na noite de terça-feira (15). Quase todo o país aderiu à grave. Segundo o G1, o diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro, Marcos Santaguida, estima que 70% a 75% dos 14 mil funcionários estejam em greve.
Os trabalhadores reivindicam reposição salarial de 40,03%, redução da jornada de trabalho sem redução de salário, contratação de novos servidores e aumento de R$ 300 no piso salarial. Um reajuste salarial de 4,5% foi a última proposta feita pelos Correios, mas os servidores não aceitaram.
A assessoria dos Correios havia informado que as agências funcionariam normalmente mesmo com a greve, mas uma agência na Rua Almirante Barroso, no centro do Rio de Janeiro, amanhaceu fechada.
Agência do Centro fechada. Foto: Alexander Torres
O sindicato do Rio de Janeiro anunciou na assembléia que haverá uma passeata na Avenida Rio Branco, no Centro, na próxima sexta-feira(18). A ideia é conscientizar a população sobre a ameaça de privatização dos Correios e as péssimas condições de trabalho.
Discovery volta a Terra depois de missão na Estação Espacial Internacional
O ônibus espacial Discovery aterrissou na base da Nasa, na Califórnia, na última sexta-feira (11), depois de 14 dias em missão. A volta foi adiada duas vezes na quinta-feira (10) por conta do mal tempo no Centro Espacial Kenedy, na Flórida.
O objetivo da missão era substituir um tanque de amoníaco agregado a Estação Espacial Internacional, ISS. Além disso, a tripulação, constituída por sete astronautas, levou itens como mantimentos e novos equipamentos para reabastecer a Estação. Uma geladeira e aparelhos de ginástica também foram levados na viagem.
A intenção da NASA é concluir a ISS até o final de 2010 e não utilizar mais vôos espaciais para determinadas missões. No entanto, até lá, mais seis vôos como o da Discovery estão programados. O projeto da Estação Espacial Internacional conta com um investimento de 100 bilhões de dólares e com a participação de 16 países.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Rio confirma mais 13 mortes por gripe suína
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou que foram confirmadas 13 novas mortes causadas pela gripe suína no Estado. Com os novos dados, sobe para 78 o número de vítimas fatais da gripe suína no Rio.
Segundo a secretaria, a maioria das mortes aconteceram durante o mês de agosto e a maior parte dos pacientes apresentou os primeiros sintomas em julho. Oito das 13 vítimas integravam o grupo de risco da doença.
Segundo os últimos dados consolidados divulgados pelo Ministério Saúde, o Brasil registrou, até o dia 2 de setembro, 657 mortes causadas pela gripe. Segundo a Organização Mundial da Saúde, esse número coloca o Brasil como o país com maior número de casos fatais da doença.
Butantan quer produzir vacina contra gripe suína de dose única
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Vans e kombis serão substituídas
O Detro intensificou a fiscalização na cidade do Rio contra as vans piratas. Realizaram operações em vários pontos, entre eles, na região Leopoldina, na Rua Francisco Eugênio, no Centro e vias de acesso e Região e na Região Metropolitana.
Entre os usuários, há quem ache o serviço de vans e kombis mais rápido, porém mais perigoso por negligências como excesso de velocidade e falta de manutenção. A idéia é substituir vans e kombis por micro-ônibus. A previsão é que todos os lotes estejam licitados até fevereiro de 2010.
Nas novas regras o número de vans autorizadas cai de 1.124 para 462, além do trajeto, a lataria do veículo terá também o número de inscrição e o adesivo do Detro. Os novos veículos terão equipamentos compatíveis com Riocard, SuperVia, metrô e barcas.
Reforma eleitoral volta à pauta
Nesta quinta-feira (10), por volta das 9 horas da manhã a votação da reforma eleitoral será retomada pelo Senado, porém ainda há diversos destaques apresentados à matéria faltam ser apreciados. Após uma votação simbólica na quarta-feira passada (9), o texto básico foi aprovado e, depois de passar pelo Senado, o projeto retornará à Câmara para uma nova avaliação. A partir daí, o projeto segue para sanção presidencial. E se o Senado pretende por em vigor as novas regras para as eleições de 2010, é melhor que se apressem. O prazo é até 3 de Outubro, ou seja, um ano antes do pleito.
Escalada já pode ser praticada nos grandes centros
A escalada é uma prática esportiva que utiliza as técnicas e movimentos de montanhismo e exige o máximo de força e concentração do atleta. É a mistura de técnica, coragem, e adrenalina que fazem da Escalada um esporte apaixonante.
A escalada esportiva pode ser praticada em qualquer local que possua uma parede de alpinismo. No Brasil a atividade está bastante difundida. Nas principais cidades já existem academias e clubes que oferecem toda estrutura para a prática do esporte.
Além de aumentar o bem-estar físico e mental, a prática da escalada desenvolve o equilíbrio, a coordenação motora, a concentração, o raciocínio e a consciência corporal.
PMs são criticados após ação contra professores em protesto do Nova Escola
O delegado da Polícia Federal Antonio Rayol viu as fotos em que o PM aponta a arma para manifestantes e destacou vários problemas. Segundo ele, aquela não era uma arma não letal. E, ainda que fosse, o PM não poderia apontá-la daquela forma.
- A arma não letal deve ser apontada para o peito ou o abdômen, nunca para a cabeça - lembrou o policial.
Não é de hoje que policias militares são criticados por má conduta e se envolvem em escândalo. Mas nada é feito para mudar essa história e ainda poderão ganhar entre 5% e 10% de aumento este ano. O martelo será batido na próxima semana, quando o governo vai apresentar ao comando as contas de quanto vai custar o aumento, considerando os dois índices. O governo também teme a reação dos policiais militares, que já estão se mobilizando para conseguir obter os 10%.
Outro ônibus é incendiado em Salvador
Um ônibus foi incendiado na noite desta quarta-feira(9) em Salvador, no terceiro dia de ataques deste tipo na capital baiana. Além dos ônibus, os policiais também têm sido alvos. Durante a tarde de quarta, outro ônibus já haviado sido queimado.
Segundo a polícia, os ataques são uma resposta dos traficantes à transferência de Claúdio Campanha para o presídio Federal no Mato Grosso do Sul. A polícia reforçou a segurança na cidade para o jogo entre Brasil x Chile pelas Eliminatórias da Copa de 2010, no estádio Pitaçu.
O governador do Estado, Jacques Wagner (PT) afirmou não descartar a possilibidade de chamar a segurança nacional para impedir novos ataques na cidade.
Justiça ouve testemunhas do caso de engenheira desaparecida
O juiz Fábio Uchôa, do 1º Tribunal do Júri da capital, ouviu nesta quarta-feira (9) quatro testemunhas de acusação do processo que apura o desaparecimento da engenheira Patrícia Amieiro Franco. Foram ouvidos o delegado Ricardo Barbosa de Sousa, da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense; o perito criminal Sérgio da Costa Henriques, o policial militar Márcio Tavares e o autônomo Paulo Sérgio da Silva Oliveira. A engenheira está desaparecida desde junho do ano passado, depois de um acidente com seu carro, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Policiais militares são acusados de terem atirado contra o carro dela.
O veículo de Patrícia foi encontrado com o vidro traseiro quebrado, o porta-malas aberto, cinto de segurança afivelado e sem vestígios de sangue. Quatro policiais militares foram denunciados de ocultação de cadáver, sendo dois deles também por homicídio. Os quatro estão presos.
A continuação da audiência de Instrução e Julgamento foi marcada para o dia 16 de setembro, às 13h, quando serão ouvidas as outras duas testemunhas arroladas pelo Ministério Público Estadual, sendo uma delas o pai da engenheira, Antonio Celso de Franco. Ainda não há data marcada para a oitiva das testemunhas de defesa dos policiais militares Marcos Paulo Nogueira Maranhão, Willian Luis do Nascimento, Fábio da Silveira Santana e Márcio Oliveira dos Santos, acusados da morte e ocultação do corpo da jovem, em 14 de junho de 2008, na Barra da Tijuca.
No final da audiência, o advogado de defesa pediu a revogação da prisão preventiva dos réus, alegando que os policiais têm famílias e que vão comparecer a todas as fases processuais, não havendo necessidade da prisão. O juiz Fábio Uchôa determinou que o MP se manifeste sobre o pedido e, depois, irá decidir se concede ou não a liberdade aos PMs.
O acompanhamento do caso pode ser feito pelo site Cadê Patrícia?, criado pela família da jovem.
Brincadeira da web causa suspensão de funcionários
Sete funcionários de um hospital em Swindon, no Reino Unido, foram suspensos depois de participarem de uma mania na internet na qual os participantes são fotografados deitados nos lugares mais estranhos, segundo reportagem do jornal The Times.
De acordo com o periódico, os médicos e enfermeiros que estavam trabalhando no turno da noite, em 14 e 15 de agosto, revezaram-se em poses incomuns --eles foram fotografados em carrinhos de reanimação, no chão e na enfermaria do hospital.
As imagens foram colocadas em uma página no Facebook (site de relacionamentos). Eles foram suspensos após a direção do hospital ser alertada sobre a brincadeira. Os funcionários podem ser demitidos.
O "Lying Down Game" hospitalar envolveu um total de 18 funcionários. Sete deles tiveram os salários suspensos e agora vão enfrentar um inquérito disciplinar, já que quebraram o código de conduta profissional.
O diretor do hospital, o médico Alf Troughton, destacou que a brincadeira não envolveu pacientes.
"Estamos satisfeitos que o cuidado com os pacientes em nenhum momento foi comprometido", destacou ele, conforme o "The Times".
Brasil goleia em dia de festa na Bahia
Após a classificação para a Copa do Mundo conquistada no último sábado sobre a Argentina, a seleção brasileira teve mais uma boa atuação na última quarta-feira derrotando a seleção chilena por 4 a 2, no estádio Pituaçu, em Salvador. A noite foi de festa para um jogador em especial: Nilmar, autor de três dos quatro gols da seleção. O atacanta ex-Inter deu um grande passo para carimbar o seu passaporte para a África do Sul, outro que teve boa participação foi o meia Julio Baptista, que também anotou o seu gol. Apesar da derrota, a seleção chilena segue com grandes chances de ir à Copa de 2010 e só precisa de mais uma vitória nos dois jogos que restam, já o Brasil segue sua "preparação" de luxo para o Mundial enfrentando Bolívia e Venezuela nas duas últimas rodadas das Eliminatórias. Antes odiado pela torcida brasileira, o técnico Dunga curte agora a boa fase e deve ter um ambiente tranquilo nos próximos meses para preparar seus comandados rumo à África.
Presidente Lula aceita retirar urgência dos projetos do pré-sal, diz Temer
O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), anunciou nesta quarta-feira (9) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concordou em retirar o regime de urgência dos quatro projetos de lei que tratam do marco regulatório do pré-sal e estão em tramitação no Congresso.
O regime de urgência previa a análise e votação dos projetos do pré-sal em até 45 dias na Câmara. A decisão de Lula em voltar atrás na urgência foi revelada por Temer, depois de uma conversa em que o próprio presidente da Câmara e líderes partidários apresentaram a Lula a proposta de um calendário para tramitação dos projetos.
"O presidente ouviu e com muita sensibilidade concordou em retirar o regime de urgência. Com isso, o presidente faz uma homenagem ao parlamento", avaliou Temer.
Pela proposta apresentada pelos deputados, os líderes partidários se comprometeram a debater e votar os projetos do pré-sal em um prazo de 60 dias. O calendário será organizado por Temer, que se comprometeu a colocar em votação os projetos no dia 10 de novembro. "Tenham as comissões terminado o trabalho de análise ou não, vou levar os projetos ao plenário no dia 10", disse Temer.
Bulas de medicamentos poderão ser acessadas pela internet
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Quatro pessoas baleadas num ataque na Zona Oeste
Quatro pessoas foram baleadas e duas delas morreram num ataque na manhã dessa quinta-feira (2), na Praça Seca, Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Segundo testemunhas, um grupo de suspeitos saiu de um carro fazendo disparos na porta de uma locadora de vídeos. A polícia suspeita que o crime foi motivado pela disputa entre milícias da região. Um funcionário da locadora, que levou um tiro no peito, sobreviveu. Uma outra mulher, que estava na rua no momento dos disparos, também foi atingida. Ela foi ferida nas costas e levada para um hospital.
Operação na Favela da Rocinha.
Acontece na manhã desta quinta-feira (3), uma operação na Favela da Rocinha, na Zona Sul carioca. Cerca de cem policiais, de várias delegacias especializadas, participam da operação. Tiros e fogos de artififício foram disparados na chegada dos policiais. Por causa da operação, o túnel Zuzu Angel permaneceu fechado por alguns minutos, o que causou certa apreensão aos motorista que estavam no local. Além do caveirão, dois helicópteros dão apoio à operação que, até o momento, não conta com nenhum ferido.
Lula veta uso do FGTS para compra de ações da Petrobrás
O Presidente Lula contraria declarações de representantes do Congresso e do próprio governo e veta o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de novas ações na capitalização da Petrobrás, segundo informações da Agência Brasil.
Carro explode, mata pai e fere filho
Sobe para 60 o número de mortos pela nova gripe no Rio
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio confirmou nesta quinta-feira (3) mais seis mortes provocadas pela nova gripe. A secretaria informou ainda que, na semana passada, errou ao divulgar uma morte a mais em seu balanço. No total, 60 pessoas morreram por causa da doença em todo o estado.
Operação Asfalto Liso no Rio
Um grupo de apaixonados por automóveis lidera campanha por melhor conservação do asfalto no Rio. Cansados de enfrentar as mal tratadas ruas e estradas da cidade, membros do Clube Automotivo Os Danado (DNS) pegaram carona na Operação Lei Seca para lançar a 'Operação Asfalto Liso' e criaram adesivos que imitam os da campanha governamental. As reuniões acontecem nas quintas-feiras, na Lagoa.
Policiais realizam operação na Rocinha
Policiais de diversas delegacias especializadas realizam na manhã desta quinta-feira (3) uma operação na Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio. Na chegada dos policiais, foram ouvidos tiros e fogos. Segundo as primeiras informações, o Túnel Zuzu Angel teria ficado fechado por alguns minutos durante a passagem do comboio da polícia, e os motoristas que passavam pelo local ficaram assustados. Um caveirão e dois helicópteros dão apoio à operação. Ainda não há informações sobre feridos e prisões.