quinta-feira, 17 de setembro de 2009

'Guitar Hero 5' versus Nirvana e Cia.


Nem mesmo depois de morto, o guitarrista e líder da extinta banda de rock Nirvana, tem sossego. Kurt Cobain voltou a ser notícia depois que uma polêmica saída dos games, ganhou projeção no show business. Tudo isso porque no jogo Guitar Hero 5 - lançado no último final de semana na Grã-Bretanha - o cantor aparece cantando versões de músicas de outras bandas. Os ex-integrantes do Nirvana, o baixista Krist Novoselic, e o baterista, agora líder da banda Foo Fighters, Dave Grohl, afirmaram estar muito desapontados com a produtora do jogo - Activision - pelo fato de terem usado a imagem do Kurt para interpretar outras canções, que não as do Nirvana. "Estamos consternados e muito decepcionados com a forma com que o fac-símile de Kurt está sendo usado no jogo 'Guitar Hero'", lamentam os dois músicos, que ao lado de Cobain no Nirvana, venderam mais de 75 milhões de discos.

Kurt Cobain, líder do Nirvana, morto em 1994, aos 27 anos. O motivo de sua morte ainda gera polêmica. Foto: Divulgação.

Além dos ex-integrantes, outro músico que não gostou nada da má utilização da imagem do falecido roqueiro, foi o rockstar Jon Bon Jovi. Em entrevista à BBC, Bon Jovi, hoje com 47 anos, diz que entende a reclamação de Novoselic e Grohl pelo uso da imagem de Kurt no tal game. "Ouvir a voz de outra pessoa saindo de uma versão animada de mim mesmo? Não sei. Acho meio forçado". O cantor completa, "Também não sei se eu iria gostar disso." O roqueiro quarentão, que está preparando seu 11º disco, disse ter recusado uma proposta para aparecer na quinta versão do jogo."Me mandaram os documentos, queriam que eu estivesse no jogo, mas eu passei", diz Bon Jovi.

No game, a imagem de Kurt pode ser usada para interpretar diversas canções, dentre elas está o sucesso "You Give Love A Bad Name", do próprio Bon Jovi. Não sei se vocês sabem, mas é impossível existir alguma polêmica envolvendo Kurt Cobain, sem que mencionemos o nome de Courtney Love - viúva do cantor. Courtney teria assinado um documento que permitia o uso da imagem do roqueiro em um personagem "jogável" no Guitar Hero - que em seu lançamento, derrotou o tão esperado The Beatles: Rock Band. No entando, em seu twitter, Love nega ter assinado qualquer contrato sobre o jogo e ameaçou processar a Activision. "Só para constar... Isso é quebra de contrato, numa ação prepotente, e vai haver uma ação adequada contra isso e pedindo retratação", escreveu a viúva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário