Flavia Borges
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, anunciou nesta quarta-feira (9) que pacientes poderão consultar bulas de remédio online pelo site da agência. A novidade faz parte das novas regras para as informações que acompanham os medicamentos.
A ANVISA estima que os primeiros medicamentos cadastrados estarão no Bulário Eletrônico dentro de 90 dias. Já as bulas de remédios homeopáticos e fitoterápicos estarão no ar em seis meses.
As bulas tradicionais também sofrerão modificações. As letras serão maiores e o modelo do texto será no formato perguntas e respostas para facilitar o entendimento do paciente. "A ideia é que se tente diminuir ao máximo a confusão e, no caso de o paciente precisar de uma orientação, a bula esteja de fácil compreensão", explica o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo. Um exemplo de como ficará o novo modelo já foi disponibilizado pelo site do órgão.
No mês passado, a agência determinou novas regras também para a venda de remédios. Alguns medicamentos, inclusive os que dispensam a apresentação de receita, deverão ser solicitados ao balconista da farmárcia ao invés de ficarem expostos diretamente ao cliente. Tal norma tem a intenção de diminuir os casos de automedicação, já que o uso indiscriminado de remédios sem orientação médica pode trazer prejuízos à saude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário