sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A crise continua


Renata Noronh@

Pela primeira vez desde 2000, o valor total das 100 maiores marcas globais caiu, devido à crise financeira mundial. De acordo com a 9ª edição do levantamento Best Global Brands realizado em parceria com a revista BusinessWeek, o valor deste grupo de marcas caiu 4,6% para US$ 1,2 trilhão no total, US$ 55 bilhões a menos do que no ano passado.

Não houve mudança na posição das cinco primeiras marcas do ranking em relação ao ano passado: Coca-cola, IBM, Microsoft, GE e Nokia. A marca que mais se valorizou no último ano foi o Google, que saiu da décima para a sétima colocação no ranking. Estimando-se que vale hoje US$ 31 bilhões, 25% a mais do que no ano passado.

As marcas que mais perderam valor foram do setor bancário e indústria automobilística. A crise afetou também ícones do mercado de consumo, como as motocicletas Harley-Davidson, os cigarros Marlboro, os eletroeletrônicos Sony, a rede de cafeterias Starbucks, a varejista de roupas Gap e os computadores Dell recuaram dois dígitos em valor de marca.

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