quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Apagão no Rio reacende polêmica sobre qualidade de serviço de fornecimento de energia

Flavia Borges

O Rio de Janeiro enfrentou mais um blecaute na noite dessa quinta-feira (25). Dessa vez a falta de energia elétrica foi causada pelo temporal que atingiu a cidade, derrubando árvores e galhos nos fios e postes. Uma das áreas mais atingidas foi a zona norte, principalmente as imediações da Ilha do Governador.

O que chama a atenção é que alguns bairros do Rio já sofreram com blackouts desde o início da semana. Na última segunda-feira (23), Ipanema e Leblon tiveram o fornecimento de energia interrompido por causa de um defeito em um cabo no subsolo.

Desde o apagão nacional ocorrido no início do mês, os brasileiros vêm questionando a respeito da qualidade e da administração do serviço de fornecimento de luz no país. Logo surgem especialistas que enxergam falhas no planejamento hidroelétrico vigente. Assim como surgem também os críticos do Governo que pegam carona em qualquer deslize do adversário.

O fato é que a qualidade da prestação desse serviço em algumas cidades brasileiras é duvidosa. A Ampla, distribuidora de energia que atende cidades do Estado do RJ, tem 207 reclamações resgistradas por usuários insatisfeitos com a empresa no site Reclame Aqui, sendo que apenas 7 dessas reclamações foram atendidas pela fornecedora de luz.

O blackout que atingiu 18 municípios do país este mês, aparentemente, não tem correlação com o apagão da última quarta-feira no Rio, a não ser pela suposta causa de fenômenos naturais terem causado os danos nas fiações. Essa, aliás, é uma boa resposta que poderia sempre ser usada pelas prestadoras de serviço quando seus clientes estiverem à luz de velas!

A Light, empresa responsável pelo serviço de energia no Rio, informou que o fornecimento nos bairros afetados pela chuva desta quarta já foi reestabelecido.

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