quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Início de tratamento para depressão na adolescência é mais eficaz, diz pesquisa

Flavia Borges

Um estudo realizado pela Duke University Medical Center, nos EUA, e divulgado pelo American Journal of Psychiatry, mostrou que adolescentes submetidos a alguns tratamentos para depressão apresentaram melhoras dos sintomas da doença por tempo prolongado. O estudo avaliou 327 jovens sob combinações de tratamentos psicológicos e psiquiátricos, com o emprego de terapia cognitiva comportamental (TCC) e medicamentos antidepressivos como o Prozac.

Geralmente, um dos temores dos portadores da depressão é o retorno dos sintomas após o término do tratamento. A pesquisa tenta mostrar, no entanto, que se o tratamento começa na adolescência, as chances de um tempo prolongado de bem-estar após sua conclusão são maiores.

É de suma importância, entretanto, que não se tome as conclusões dessa pesquisa generalizadamente. A utilização de psicotrópicos sem uma rigorosa avaliação médica, por exemplo, pricipalmente na juventude, é perigosa pois pode causar dependência e levar a efeitos colaterais relativamente graves -diferentemente de psicoterapias de acompanhamento psicológico, mais aconselháveis por não serem tratamentos medicamentosos, mas de importante eficácia no controle do transtorno.

Estudos como esses devem ser acolhidos com cautela, pricipalmente em um momento onde o uso indiscriminado de antidepressivos e ansiolíticos virou modismo entre os jovens. A avaliação de cada caso é necessária antes de se iniciar qualquer tratamento e para escolher quais os tipos de asssociações terapêuticas serão mais eficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário