quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Bronzeador caseiro: uma receita perigosa

Caio Gomes

Após atribuir sua vitória ao seu brozeador caseiro feito a base de chá de figo, a vencedora do concurso "Garota da Laje 2009", Adriana Leão, parece ter dado um péssimo exemplo. Na tarde desta segunda-feira (9), a confecção artesanal de loções bronzeadoras fez mais uma vítima. Dessa vez, no interior do Ceará: em Juazeiro do Norte. O nome da jovem será substituído por X para a preservação da identidade da moça.

Com apenas 19 anos, X resolveu fazer um bronzeador caseiro de pimenta malagueta, iodo, beterraba e coca-cola. O sol estava muito quente. De acordo com dados do Instituto de Metereologia, a temperatura em Juazeiro no dia do acidente chegou à 46°C às 14h30 - horário que a moça escolheu para se bronzear no quintal de sua casa. Os pais de X, Dona M. e Seu J. (haverá também preservação da identidade dos familiares), acharam estranho a atitude dela. "Já eram 19h e ela não levantava da cadeira. "Não tinha nem mais sol!" conta Dona M. "Quando a chamei para jantar, ela não respondeu. Fui ver o que estava acontecendo e a encontrei desmaiada" relata Seu J, que completa "Sai gritando por socorro. Felizmente no momento passou um cumpadre de charrete e me ajudou a levar X para o pronto-socorro".

Local onde X foi encontrada desmaiada após muita exposição ao sol. Foto: Divulgação.

X chegou ao hospital desidratada e com queimaduras de primeiro grau. Após 3 dias de internação, a jovem está em casa e passa bem. Os pais de X respiram mais aliviados. Em função da melhora da moça, Dona M. está em procissão, rumo à imagem do padroeiro do Nordeste, "Padim" Padre Cícero, para pagar sua promessa. Infelizmente X é motivo de piada na rua. As crianças a chamam de "vela de sete dias","tocha-humana" e até de "incenso de pimenta". Dermatologistas advertem para o uso de bronzeadores caseiros que, além de danos como desidratação e queimaduras, pode acarretar câncer de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário