quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Conscientização por uma questão de sobrevivência

Caio Gomes

Pegando um gancho com a minha última postagem, quero comentar sobre a frase final, repleta de ironia. Realmente parece que as pessoas não estão levando muito a sério o problema do aquecimento global. De acordo com dados do Greenpeace, se a emissão de CO2 não for reduzida, a temperatura da Terra pode subir 4°C até 2050. "Nem sei se vou estar vivo até lá! Então por que devo me preocupar?!". Parece piada, mas esse é o pensamento da maioria das pessoas com quem tenho oportunidade de falar sobre esse problema.

Este aumento nos coloca muito próximos de cruzar o limite da estabilidade, o chamado tipping point, ou ponto de saturação. Segundo estimativas da ciência, esse limite será cruzado caso o planeta tenha um aumento de 2°C - o que acarretaria numa série de fenômenos naturais. Um exemplo disso é que as mudanças climáticas estão alterando as características dos oceanos e reduzindo a capacidade que eles têm de atuarem como reguladores climáticos. Para agravar ainda mais o efeito estufa, a água está cada vez mais quente e ácida, matando os plactions - organismos responsáveis pela retirada do CO2 da atmosfera.

Infelizmente, hoje em dia, não passa de "modinha" essa conscientização. É preciso um trabalho intenso, sério, visando um efeito à curto prazo. Isso é urgente! Me recuso a dar dicas aqui sobre o que fazer ou o que não fazer. É preciso que a população se informe, busque saber por livre e espontânea vontade o que elas devem fazer para ajudar o planeta. Enquanto isso, vamos dar um descanso para a Terra. Ela merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário